"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."
Cora Coralina (brasileira, poetisa e contista, 1889-1995).

terça-feira, 4 de outubro de 2022

8º ANO - REVISÃO - TEXTO 5

Arquivos e pastas

O que é "salvar"?

Você aprendeu noções sobre o funcionamento do computador. Aprendeu que a memória RAM, a memória de trabalho do computador, é volátil e, por isto, precisamos gravar o nosso trabalho para que não seja perdido. A esta operação chamamos salvar. É necessário gravar todas as informações processadas, tanto dados como resultados. Em outras palavras, é necessário "salvar" tudo. Tudo mesmo!

Talvez te cause surpresa esta afirmação, pois pode ser que você já utilize a Informática sem nunca ter precisado se preocupar em salvar nada. Você utiliza o teu celular para várias finalidades e nunca te é solicitado que salve algo. Porém, se você reutiliza qualquer material que criou anteriormente, é porque isto foi salvo.

Mas, afinal, o que é "salvar"? Salvar é gravar o que é software, em algum dispositivo de armazenamento do hardware, ou seja, na memória auxiliar. Ao salvar informações criamos o que chamamos de arquivo.

E como é que salvamos algo? Através do programa, isto é, do aplicativo que estivermos utilizando. Todo aplicativo possui esta operação. Há dois modos de executar esta operação: automaticamente ou por meio de uma instrução. Quando não for realizado o salvamento automático, o próprio aplicativo solicitará a você que salve as informações. 

Para a situação em que a operação de salvamento é comandada por você, os programas têm duas maneiras de salvar informações. São elas a instrução “Salvar como” e a instrução “Salvar”. Vejamos como funciona.

Utilizamos "Salvar como" em duas situações:
1) Para criar um arquivo, quando o salvamos pela primeira vez. Neste caso você precisará informar o nome, o tipo e a pasta do arquivo (veremos adiante o que são estes conceitos).
2) Para criar uma cópia de um arquivo já existente, com outro nome e/ou em outro local. Se mudarmos nome, tipo ou pasta, criaremos um novo arquivo sobre o mesmo assunto,  com conteúdo idêntico ou modificado. A operação de salvar não apaga nada, apenas grava, logo, se você mudou algo na identificação do arquivo, o sistema operacional interpreta que é um novo arquivo. O arquivo anterior permanece inalterado, e um novo arquivo será criado.

Utilizamos "Salvar" para atualizar um arquivo, ou seja, gravar as alterações feitas a um arquivo anteriormente criado. Lembre-se que você cria (ou modifica) tudo na memória RAM, que é volátil, logo  será necessário salvar o arquivo a cada vez que o modificarmos. Resumindo, devemos salvar frequentemente nossas informações, enquanto estivermos trabalhando com elas.

________________________________________

EXERCÍCIOS

I - Responda no caderno:

 1) Qual a diferença entre as instruções "Salvar" e "Salvar como"?

2) Com o objetivo de se organizar, Daniele preparou, no computador, uma tabela com os horários de todas as suas atividades. Ela mostrou o horário a Vitor, que gostou muito. Vitor irá preparar a sua própria tabela de horários a partir do arquivo contendo o horário de Daniele. Ele vai substituir as informações de Daniele pelas suas próprias. O que Vitor deverá fazer para evitar que o horário de Daniele seja destruído?

3) Eduardo está preparando uma pesquisa escolar no computador. A pesquisa é extensa, ele utilizou conteúdos de várias fontes e já está trabalhando há várias horas. Zeloso de seu trabalho, ele o salvou depois da primeira meia hora. Eduardo está correto? Por que?

4) A professora Martha precisa preparar um teste e uma prova para aplicar para os alunos do 6º ano e do 7º ano. São ao todo quatro avaliações. Todas devem obedecer ao modelo padrão definido pela escola, que ela já possui gravado em arquivo. O que ela deverá fazer para criar quatro arquivos, cada um contendo uma avaliação, sem alterar o modelo padrão e sem perder ou misturar as avaliações? 

8º ANO - REVISÃO - TEXTO 4

Hardware: modelo lógico do computador

Para utilizar com eficiência e segurança qualquer equipamento, como por exemplo, uma máquina de lavar, um aspirador de pó, um aparelho de televisão, ou um automóvel, precisamos de algumas informações sobre o seu funcionamento. Do mesmo modo, para utilizar um computador  de maneira proveitosa e sem correr riscos de perder ou danificar o seu trabalho, devemos conhecer minimamente o seu funcionamento. Para atingir este objetivo, precisamos entender o seu modelo lógico.

O esquema abaixo representa o modelo lógico do computador. Um modelo lógico é uma representação de como algo funciona, embora esta representação não mostre a aparência física do objeto real. Embora nem todos os computadores atuais obedeçam o modelo aqui apresentado, a maioria o segue e contém todos os elementos aqui mostrados. Atualmente existem, por exemplo, os sistemas com processamento paralelo, ou seja, com mais de um processador. Isto já representa uma evolução da ideia original de como funciona um computador.

No início do século XIX o matemático Charles Babbage, o "pai do computador", definiu um modelo lógico de computador, que chamou de "Máquina Analítica". Este trabalho permaneceu esquecido por mais de um século, tendo sido encontrado quando os computadores eletrônicos já eram realidade. Mais tarde este modelo foi confirmado pelas pesquisas. 

Em 1945 o matemático John Von Neumann propôs alguns princípios para a construção de computadores, que ficaram conhecidos como Arquitetura Von Neumann. Estes princípios são as ideias básicas que permitiram construir os computadores atuais. Estabelecem, por exemplo, que o controle do processamento seja feito por meio de uma instrução de software, sem a necessidade de alterar a configuração interna do computador durante a execução do programa.

Arquitetura Von Neumann:
1) Arquitetura física interna fixa da máquina;
2) Existência da memória interna;
3) Existência da unidade de controle;
4) Armazenamento prévio do programa e dos dados na memória interna;
5) Armazenamento dos resultados do processamento na memória interna;
6) Existência da instrução de desvio condicional do controle.

O esquema da figura abaixo obedece tanto aos princípios propostos por Babbage quanto à arquitetura de Von Neumann. Possui componentes para realizar as etapas de entrada dos dados, armazenamento, processamento, saída dos resultados e controle.


Observe o desenho. 
Os componentes são montados sobre placas de um metal condutor elétrico especial. São as placas de circuito integrado. A principal destas é conhecida como placa-mãe

Há dois tipos de linhas com setas percorrendo o desenho. Estas linhas representam os dois tipos de impulsos elétricos que percorrem o equipamento. 

As linhas do Fluxo de dados representam o caminho das informações que estão sendo processadas. Elas seguem no sentido para dentro do desenho, para fora do desenho, ou nos dois sentidos, dependendo do caminho das informações. 

Por outro lado, as linhas do Fluxo de controle representam o caminho dos sinais de controle dos componentes. Estas linhas partem sempre da CPU no sentido dos demais componentes. 

Conectadas diretamente aos circuitos da placa-mãe ficam a unidade central de processamento, a memória principal e as unidades de entrada ou saída. Conectados à placa-mãe através das unidades de entrada ou saída ficam os componentes periféricos.

Unidade Central de Processamento, ou simplesmente CPU (Central Processing Unit), é o dispositivo físico a partir do qual os programas são executados. A CPU é o componente que executa as instruções dos programas. As instruções podem ser de controle dos periféricos, de armazenamento, ou de cálculo. Estas instruções são fornecidas pelo sistema operacional pois, como vimos anteriormente, o que controla o computador é este programa.

A função da Memória Principal é armazenar informação num formato que possa ser entendido pela CPU. A memória principal divide-se em duas partes com funções diferentes: memória ROM e memória RAM.

ROM (Read Only Memory) é uma memória somente de leitura. Isto significa que seu conteúdo não pode ser alterado pela operação do computador, ou seja, através da execução de qualquer programa. Esta pequena parte da memória principal somente pode ser acessada pela CPU, e sua finalidade é permitir a inicialização do computador.

ROM guarda de forma permanente os programas que executam as funções de:
a) teste da memória RAM;
b) teste dos periféricos básicos: teclado, vídeo, HD;
c) armazenamento do sistema operacional na memória RAM.
ROM é vulgarmente conhecida como BIOS (nome de um de seus programas).

A memória RAM (Random Access Memory) é a memória de trabalho, ou seja, é a que de fato utilizamos. Nela deverão estar armazenados o programa que será utilizado e os dados que serão trabalhados, antes que o processamento possa ser iniciado. Nela serão armazenados os resultados do processamento.

Por ser composta por circuitos eletrônicos, que somente permanecem energizados enquanto houver fornecimento de energia, a memória RAM não guarda seu conteúdo quando é retirada a fonte de energia. Por isso dizemos que ela é volátil

Já que a memória RAM é volátil, tudo o que criamos no computador é virtual e, para que não seja perdido precisa ser gravado, de modo que possamos voltar a utilizar aquele conjunto de informações. As informações criadas são gravadas na memória auxiliar. A função da memória auxiliar é armazenar de forma permanente os programas e as informações por eles processadas.

As unidades de entrada (UE) e/ou saída (US) são componentes que permitem a comunicação entre a CPU e os periféricos. As UE's e US's repassam a informação do periférico para a CPU, e vice-versa. A UE ou a US são conhecidas popularmente como "chipset", ou ainda, "portas".

________________________________________

EXERCÍCIOS


I - Responda no caderno

1) Qual a função da CPU?

2) Qual a principal característica da memória ROM?

3) Qual a função da memória ROM?

4) Qual a principal característica da memória RAM?

5) POr que dizemos que a memória RAM é volátil?

6) Para que serve a memória RAM?

7) Qual a finalidade da memória auxiliar?

II - Representação gráfica

Desenhe o esquema acima no seu caderno. Utilize lápis ou canetas de cores diferentes para representar os componentes que estão sobre a placa-mãe, os que estão fora desta, o fluxo de dados e o fluxo de controle.

8º ANO - REVISÃO - TEXTO 3

Software x Hardware

O que é Software

Software é a parte lógica ou virtual de um computador.

É formado pelo conjunto de programas e informações por eles processados, necessários para que o computador execute alguma tarefa.

Programa, é uma sequência de instruções logicamente ordenadas, escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar uma tarefa. Utilizamos as  palavras software programa como sinônimos. 

Os softwares podem ser classificados em três tipos:

  • Software de Sistema: são programas que permitem o funcionamento ou melhoram o desempenho do computador, ou ainda, facilitam a sua manutenção.
  • Software de Programação: é o conjunto de programas que permitem ao programador criar novos softwares.
  • Software de Aplicação: são programas que permitem ao usuário utilizar o computador para as finalidades que desejar.

 

O que é Hardware

Hardware é a parte física de um computador.

É formado pelos componentes eletrônicos tais como circuitos de fios, placas, correntes elétricas e luz, componentes mecânicos, e qualquer outro componente ou material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione. (Observe que, quando utilizarmos a palavra computador estaremos sempre nos referindo aos desktops, como também aos notebooks, tablets, smartphones e outros equipamentos similares.)

Existem vários tipos de hardware, que têm diferentes objetivos e funcionalidades. O hardware de rede, por exemplo, é um equipamento que é construído com o propósito de  gerir equipamentos que estão conectados em rede.

A impressora, o scanner, o monitor, o mouse, o teclado, o pendrive, e todos os outros equipamentos que se utiliza com o computador são considerados hardware deste computador. Não apenas os componentes externos, como também os que estão dentro do gabinete do computador são classificados como hardwares. Exemplos: placa de memória, disco rígido, leitor de CD e DVD.

Veja aqui mais exemplos:

O que é Hardware e  Software? - YouTube

 

________________________________________

EXERCÍCIOS

I - Responda no caderno

1) Que é um programa de computador?

2) Qual é a diferença entre Hardware e Software?

3) Cite 3 exemplos de Software.

4) Cite 3 exemplos de Hardware.