"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."
Cora Coralina (brasileira, poetisa e contista, 1889-1995).

7º ANO

Trabalho para o 2º Trimestre

Data de entrega: 15 de agosto.

Faça o trabalho manuscrito, contendo as perguntas e as respostas. Responda com frases completas.

Importante: Não serão aceitos trabalhos que estejam incompletos.

_______________________________________________________


I - Leia o texto 11 e responda.

1) Qual a função dos periféricos de entrada de dados?

2) Qual a função dos periféricos de saída de resultados?

3) Por que dizemos que a memória auxiliar é permanente?

4) Cite três exemplos de periféricos que façam, exclusivamente, entrada.

5) Cite três exemplos de periféricos que façam, exclusivamente, saída.

6) Cite três exemplos de periféricos de armazenamento permanente.

7) Cite três exemplos de periféricos que façam, ao mesmo tempo, entrada e saída.


II - Leia o texto 12 e resolva os problemas.

8) Qual a diferença entre as instruções "Salvar" e "Salvar como"?

9) Com o objetivo de se organizar, Daniele preparou, no computador, uma tabela com os horários de todas as suas atividades. Ela mostrou o horário a Vitor, que gostou muito. Vitor irá preparar a sua própria tabela de horários a partir do arquivo contendo o horário de Daniele. Ele vai substituir as informações de Daniele pelas suas próprias. Como Vitor deverá salvar o arquivo para evitar que o horário de Daniele seja destruído?

10) Eduardo está preparando uma pesquisa escolar no computador. A pesquisa é extensa, ele utilizou conteúdos de várias fontes e já está trabalhando há várias horas. Zeloso de seu trabalho, ele o salvou depois da primeira meia hora. Eduardo está correto? Por que?

11) A professora Martha precisa preparar um teste e uma prova para aplicar para os alunos do 6º ano e do 7º ano. São ao todo quatro avaliações. Todas devem obedecer ao modelo padrão definido pela escola, que ela já possui gravado em arquivo. Como Martha deverá salvar o arquivo  para criar quatro arquivos, cada um contendo uma avaliação, sem alterar o modelo padrão e sem perder ou misturar as avaliações? 


III - Leia o texto 13 e resolva os problemas.

12) Rafael tentou abrir um arquivo, contendo um desenho, utilizando um aplicativo de texto. Na tela apareceu uma "sopa de letrinhas": eram letras e números que não faziam sentido, caracteres especiais e até sons. Por que isto aconteceu? Como corrigir?

13) Alessandra observou que, após utilizar seu computador, o arquivo em que estava trabalhando mostrava uma data e um horário diferentes daqueles do dia anterior. Qual foi a operação que ela realizou?

14) Rogério estava criando um cartaz e, quando terminou, notou que havia um segundo arquivo com o mesmo nome e tipo do cartaz, localizado em uma outra pasta. Aquele arquivo não estava ali antes. Por que foi criado o segundo arquivo?

15) Fernanda preparou, em momentos diferentes, um texto, um desenho e um cartaz. Ao salvar cada trabalho, colocou como nome do arquivo o seu próprio nome. Qual foi o erro cometido por Fernanda, que indica uma prática inadequada de uso do computador? O que ela deveria ter feito?


IV - Leia o texto 14 e resolva os problemas.

16) Vitoldo acaba de preparar, no computador, um relatório para a Diretoria da empresa em que trabalha. Agora ele deseja gravar este relatório. Que operação ele deverá executar? O que será criado como resultado desta operação?

17) Marina estava trabalhando, de forma concomitante, em dois textos. Ao terminar o primeiro, salvou-o com o nome que pretendia dar ao segundo texto, por engano. Descreva as etapas que ela deverá executar para conseguir dar o nome pretendido a cada texto.

18) Maria observou que, com o avançar do ano letivo, os trabalhos que ela realizou para as diversas disciplinas, tais como pesquisas, desenhos de mapas, relatórios de experiências, gráficos e outros, encontravam-se todos na mesma localização do computador, tornando difícil encontrar os arquivos que compunham um mesmo trabalho. O que ela poderá fazer para melhor organizá-los?

19) Tharsília preparou, no computador de sua casa, um trabalho a ser apresentado no computador de sua escola. Enviou por e-mail. Mas a Internet da escola muitas vezes não está funcionado. Descreva as etapas que ela deverá executar para reproduzir o trabalho do computador em um pendrive.

20) Vera está preparando um extenso trabalho de pesquisa. Para facilitar a confecção do trabalho criou dois arquivos, o principal contendo o trabalho, e um rascunho contendo trechos do material pesquisado. Ao final ela desejará manter o arquivo principal, em uma pasta específica, e eliminar o rascunho. Descreva as etapas que ela deverá realizar.


V - Leia o texto 15 e responda.

21) Marília criou vários arquivos contendo informações importantes sobre a configuração de seu computador, do sistema operacional e dos aplicativos. Organizou-os em uma pasta. Por segurança decidiu reproduzir esta pasta em duas outras pastas do computador e até em um pendrive. Descreva, utilizando atalhos de teclado, o que ela deverá fazer para:
a) Reproduzir a pasta nas duas outras pastas do computador.
b) Reproduzir a pasta no pendrive.

22) Ao terminar uma planilha no computador, Rubens percebeu que a salvou na pasta errada. Descreva, utilizando atalhos de teclado, o que ele deverá fazer para transferir o arquivo para a pasta que deseja.

23) Alessandra estava utilizando o seu computador quando repentinamente o mouse parou de funcionar. Várias janelas de programa estavam abertas. Descreva como ela fará, sem utilizar o mouse, para:
a) Acessar um dos programas abertos.
b) Desligar o computador.

24) Antônio estava preparando um texto. Copiou e colou um parágrafo, depois arrependeu-se, selecionou-o (marcou-o com o mouse) e excluiu. Descreva, utilizando atalhos de teclado, o que ele poderia ter feito e que teria exatamente o mesmo resultado?