"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."
Cora Coralina (brasileira, poetisa e contista, 1889-1995).

terça-feira, 4 de outubro de 2022

8º ANO - REVISÃO - TEXTO 5

Arquivos e pastas

O que é "salvar"?

Você aprendeu noções sobre o funcionamento do computador. Aprendeu que a memória RAM, a memória de trabalho do computador, é volátil e, por isto, precisamos gravar o nosso trabalho para que não seja perdido. A esta operação chamamos salvar. É necessário gravar todas as informações processadas, tanto dados como resultados. Em outras palavras, é necessário "salvar" tudo. Tudo mesmo!

Talvez te cause surpresa esta afirmação, pois pode ser que você já utilize a Informática sem nunca ter precisado se preocupar em salvar nada. Você utiliza o teu celular para várias finalidades e nunca te é solicitado que salve algo. Porém, se você reutiliza qualquer material que criou anteriormente, é porque isto foi salvo.

Mas, afinal, o que é "salvar"? Salvar é gravar o que é software, em algum dispositivo de armazenamento do hardware, ou seja, na memória auxiliar. Ao salvar informações criamos o que chamamos de arquivo.

E como é que salvamos algo? Através do programa, isto é, do aplicativo que estivermos utilizando. Todo aplicativo possui esta operação. Há dois modos de executar esta operação: automaticamente ou por meio de uma instrução. Quando não for realizado o salvamento automático, o próprio aplicativo solicitará a você que salve as informações. 

Para a situação em que a operação de salvamento é comandada por você, os programas têm duas maneiras de salvar informações. São elas a instrução “Salvar como” e a instrução “Salvar”. Vejamos como funciona.

Utilizamos "Salvar como" em duas situações:
1) Para criar um arquivo, quando o salvamos pela primeira vez. Neste caso você precisará informar o nome, o tipo e a pasta do arquivo (veremos adiante o que são estes conceitos).
2) Para criar uma cópia de um arquivo já existente, com outro nome e/ou em outro local. Se mudarmos nome, tipo ou pasta, criaremos um novo arquivo sobre o mesmo assunto,  com conteúdo idêntico ou modificado. A operação de salvar não apaga nada, apenas grava, logo, se você mudou algo na identificação do arquivo, o sistema operacional interpreta que é um novo arquivo. O arquivo anterior permanece inalterado, e um novo arquivo será criado.

Utilizamos "Salvar" para atualizar um arquivo, ou seja, gravar as alterações feitas a um arquivo anteriormente criado. Lembre-se que você cria (ou modifica) tudo na memória RAM, que é volátil, logo  será necessário salvar o arquivo a cada vez que o modificarmos. Resumindo, devemos salvar frequentemente nossas informações, enquanto estivermos trabalhando com elas.

________________________________________

EXERCÍCIOS

I - Responda no caderno:

 1) Qual a diferença entre as instruções "Salvar" e "Salvar como"?

2) Com o objetivo de se organizar, Daniele preparou, no computador, uma tabela com os horários de todas as suas atividades. Ela mostrou o horário a Vitor, que gostou muito. Vitor irá preparar a sua própria tabela de horários a partir do arquivo contendo o horário de Daniele. Ele vai substituir as informações de Daniele pelas suas próprias. O que Vitor deverá fazer para evitar que o horário de Daniele seja destruído?

3) Eduardo está preparando uma pesquisa escolar no computador. A pesquisa é extensa, ele utilizou conteúdos de várias fontes e já está trabalhando há várias horas. Zeloso de seu trabalho, ele o salvou depois da primeira meia hora. Eduardo está correto? Por que?

4) A professora Martha precisa preparar um teste e uma prova para aplicar para os alunos do 6º ano e do 7º ano. São ao todo quatro avaliações. Todas devem obedecer ao modelo padrão definido pela escola, que ela já possui gravado em arquivo. O que ela deverá fazer para criar quatro arquivos, cada um contendo uma avaliação, sem alterar o modelo padrão e sem perder ou misturar as avaliações?