Um computador é um equipamento eletrônico que processa informações, ou seja, transforma-as para produzir novas informações. Nele a informação está armazenada sob a forma de energia elétrica. Para manter as informações criadas precisamos gravá-las, pois se não o fizermos elas serão perdidas quando desligarmos o equipamento.
Chamamos salvar o processo de gravar informações no computador. Este processo ocorre de forma automática em muitos programas, de modo que, mesmo que você nunca tenha precisado salvar qualquer conteúdo, ele foi salvo.
Quando um conjunto de informações é salvo por um aplicativo cria-se o que chamamos arquivo. Dito isto, podemos enunciar o seguinte conceito de arquivo:
Um arquivo é um conjunto de informações que foi salvo em um local de gravação.
|
A área de gravação é muito grande, podendo armazenar milhares de arquivos. São arquivos de todo tipo: arquivos de configuração, de sistema, de aplicativos, ou criados pelo usuário em cada aplicativo utilizado. Para organizar este conteúdo criamos o que chamamos pasta, separando em divisões a área de gravação. Podemos então enunciar o seguinte conceito de pasta:
Uma pasta é uma divisão criada em um local de gravação, com a finalidade de organizar arquivos.
|
Explorador de Arquivos
Para visualizar o conteúdo gravado no computador utilizamos o programa utilitário Explorador de Arquivos, cuja janela é mostrada abaixo.
Repare que esta janela está dividida em duas partes: à esquerda temos a Árvore e à direita a Área de Conteúdo. A árvore mostra a estrutura de pastas do computador, isto é, a árvore mostra as pastas criadas no computador e onde elas se encontram. A área de conteúdo mostra as pastas e os arquivos existentes dentro de uma pasta.
Observe que em cada parte da janela há um objeto selecionado, destacado com uma faixa sombreada. À esquerda está selecionada uma pasta, cujo nome aparece na barra de endereços da janela. À direita está selecionado um arquivo ou pasta, existente dentro da pasta selecionada na árvore.
A maneira de utilizar o Explorador de Arquivos é semelhante ao modo como você usa um celular. Assim, você seleciona um objeto e depois aplica uma ação a este objeto.
Operações com arquivos e pastas
A operação de criar arquivo é uma operação realizada por um aplicativo, enquanto a operação de criar pasta é uma operação realizada pelo Explorador de Arquivos. Todas as demais operações, copiar, mover, renomear e excluir, arquivos ou pastas, são operações realizadas pelo Explorador de Arquivos.
1) Criar
Esta operação é diferente para os dois tipos de objeto:
- arquivo: criado com a operação salvar. Para salvar um arquivo clique, dentro do aplicativo:
Arquivo / Salvar como / digitar o nome do arquivo / selecionar a pasta / Salvar
|
- pasta: criada pelo Explorador de Arquivos. Para criar uma pasta clique:
botão direito do mouse na área de conteúdo / Nova pasta / digitar o nome da pasta / <Enter>
|
2) Copiar
Copiar é o mesmo que reproduzir um objeto em uma nova localização. Esta operação é executada em duas etapas. Isto quer dizer que quando você copia um objeto, este é copiado para um programa chamado Área de Transferência e fica disponível lá; para que o objeto vá para o local de destino você precisa colar o objeto nesse local. Para reproduzir um arquivo clique:
botão direito do mouse no arquivo / Copiar / Selecionar a pasta destino / Colar
|
3) Mover
É o mesmo que transferir um objeto para uma nova localização. Quando você recorta um objeto, este é movido para a Área de Transferência e fica disponível lá; para que o objeto vá para o local de destino você precisa colar o objeto nesse local. Para transferir um arquivo clique:
botão direito do mouse no arquivo / Recortar / Selecionar a pasta destino / Colar
|
4) Renomear
É o mesmo que alterar o nome de um objeto. Para renomear um arquivo clique:
botão direito do mouse no arquivo / Renomear / digitar o nome do arquivo / <Enter>
|
5) Excluir
Excluir é o mesmo que apagar um objeto. O objeto excluído será guardado na Lixeira, uma localização especial do sistema operacional, podendo ser restaurado, isto é, devolvido à sua localização original. O objeto excluído só será definitivamente apagado quando executarmos a operação Esvaziar Lixeira. Para excluir um arquivo clique:
botão direito do mouse no arquivo / Excluir / <Enter>
|
________________________________________
EXERCÍCIOS
I - Responda no caderno
1) Vitoldo acaba de preparar, no computador, um relatório para a Diretoria da empresa em que trabalha. Agora ele deseja gravar este relatório. Que operação ele deverá executar? O que será criado como resultado desta operação?
2) Marina estava trabalhando, de forma concomitante, em dois textos. Ao terminar o primeiro, salvou-o com o nome que pretendia dar ao segundo texto, por engano. Descreva as etapas que ela deverá executar para conseguir dar o nome pretendido a cada texto.
3) Maria observou que, com o avançar do ano letivo, os trabalhos que ela realizou para as diversas disciplinas, tais como pesquisas, desenhos de mapas, relatórios de experiências, gráficos e outros, encontravam-se todos na mesma localização do computador, tornando difícil encontrar os arquivos que compunham um mesmo trabalho. O que ela poderá fazer para melhor organizá-los?
4) Tharsília preparou, no computador de sua casa, um trabalho a ser apresentado no computador de sua escola. Enviou por e-mail. Mas a Internet da escola muitas vezes não está funcionado. Descreva as etapas que ela deverá executar para reproduzir o trabalho do computador em um pendrive.
5) Vera está preparando um extenso trabalho de pesquisa. Para facilitar a confecção do trabalho criou dois arquivos, o principal contendo o trabalho, e um rascunho contendo trechos do material pesquisado. Ao final ela desejará manter o arquivo principal, em uma pasta específica, e eliminar o rascunho. Descreva as etapas que ela deverá realizar.
6) Ao terminar um trabalho de pesquisa no computador, Antônio ficou com dois arquivos: um contendo o trabalho e outro que ele usou como rascunho. Ele decidiu alterar o nome do arquivo principal e em seguida apagar o arquivo de rascunho.
Indique a ordem correta dos passos necessários para realizar as duas operações:
1. Clicar em "Excluir".
2. Pressionar a tecla <Enter>.
3. Clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo principal.
4. Digitar o novo nome.
5. Clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo rascunho.
6. Clicar em “Renomear”.