Preciso me preocupar com a saúde?
A Informática é hoje utilizada por pessoas de todas as idades. O computador, englobando sob esta denominação também o notebook, o tablet, o smartphone e outros equipamentos similares, está em nossos lares e no ambiente de trabalho. Mesmo que algumas atividades profissionais não utilizem diretamente o computador, as pessoas o utilizam como meio de comunicação, para diversão ou ainda, como meio de promoção pessoal e profissional, através das redes sociais.
Devido a esta utilização maciça é importante conhecer práticas saudáveis de operação dos equipamentos de Informática, com o objetivo de manter a saúde. A utilização inadequada ou excessiva destes recursos pode acarretar doenças tais como lesões por esforço repetido, lesões da coluna vertebral e da visão, e ainda, os distúrbios do sono e de concentração, entre outras.
Como não somos especialistas na área, este texto não tem a intenção de tratar do assunto em profundidade, mas apenas prevenir quanto a hábitos que precisamos manter em quaisquer outras atividades.
As lesões por esforço repetitivo
A Lesão por Esforço Repetitivo (ou repetido), também conhecida pela sigla LER, é causada pela execução de movimentos rápidos e repetidos durante longos períodos, sem intervalos adequados de descanso. Pode ocorrer devido a grandes ou pequenos esforços.
Embora a LER esteja principalmente associada ao uso do computador, é importante frisar que não é consequência exclusiva desta atividade, e não apenas devida à digitação. Pode ocorrer, por exemplo, com a incorreta utilização do mouse ou do joystick. Além disto, outros profissionais tais como músicos instrumentistas, operadores de grandes ou pequenas máquinas e, ainda, atletas, podem vir a ser acometidos deste mal.
Algumas doenças associadas à LER são a síndrome do túnel do carpo (compressão do nervo mediano do canal do carpo), a tendinite (inflamação do tendão), e a tenossinovite (inflamação na bainha do tendão).
A prevenção da LER é feita alternando intervalos adequados de trabalho e de descanso, e por exercícios de alongamento das articulações de mãos e braços, que compensem a contração destas articulações.
Os sintomas da LER podem aparecer durante o trabalho, mas também espontaneamente, ao se executar outras atividades, ou ainda à noite durante o sono. Os principais são:
- Dor suave e difusa, ou latejamento, ou fisgadas;
- Ardência;
- Formigamento;
- Dormência;
- Dor que se estende além das mãos e pulsos, para os braços ou o pescoço.
O aparecimento de qualquer dos sintomas citados indica a necessidade de consultar um médico imediatamente.
Quando não for tratada adequadamente, a LER pode causar lesões permanentes, e levar mesmo à aposentadoria por invalidez. Suas principais consequências, isto é, lesões permanentes, são:
- Perda da sensibilidade, isto é, do sentido do tato;
- Perda da força;
- Deformidades.
Normalmente o tratamento é feito por meio de repouso e fisioterapia. Caso não se obtenha alívio segue-se o uso de medicação. Nos casos mais graves o tratamento é cirúrgico.
Para saber mais:
________________________________________
EXERCÍCIOS
I - Responda no caderno
1) Quais são os principais sintomas da LER?
2) Qual a causa das lesões por esforço repetitivo (LER)?
3) Quais as possíveis consequências da LER?
4) Quais são as principais doenças associadas à LER?
5) Como é tratada a LER?
6) Cite duas atividades em que pode ocorrer a LER?
7) Como se pode prevenir a LER?
8) O que ocorre se a LER não for tratada?