"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."
Cora Coralina (brasileira, poetisa e contista, 1889-1995).

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

7º ANO - REVISÃO - TEXTO 6

Tecnologia da Informação e saúde

 Hábitos de sono que ajudam a manter a saúde

A vida moderna está cada vez mais cheia de solicitações. São muitos os apelos: diversões as mais variadas, atividades complementares à nossa formação, utilização de redes sociais, prática de esportes, além de nossa atividade principal de estudo ou trabalho. Como consequência, temos cada vez menos tempo. Nosso organismo, no entanto, necessita dos mesmos cuidados. E um dos principais cuidados é a prática de bons hábitos de sono. 

Nosso organismo obedece a padrões biológicos predeterminados. Um destes padrões é o que é conhecido como ciclo circadiano. Trata-se de um período temporal de 24 horas, em que as funções do metabolismo, que mantém a saúde e a vida, são realizadas. É um conceito simples de entender, pois repetimos todos os dias as atividades de sono, vigília, alimentação, etc.; é o relógio biológico. Dada a sua importância, este ciclo não deve ser alterado. Por exemplo, se em alguma ocasião tivermos que dormir um pouco menos, devemos retornar ao ritmo  normal dentro de um período que não ultrapasse 24 horas; se não pudermos nos alimentar no horário de costume, devemos fazê-lo assim que possível e não devemos atrasar ou pular a próxima refeição, mas fazê-la no horário normal.

O hábito de dormir menos do que o necessário não provoca apenas a sonolência e os cochilos durante o dia. Num primeiro momento há uma queda da imunidade, o que nos expõe, por exemplo, a gripes ou resfriados. Dentro de pouco tempo aparecerão sintomas como problemas de memória, dificuldade de concentração, irritabilidade, assim como baixa resistência física e cansaço permanente. Normalmente estes sintomas desaparecem quando se volta a dormir no período e condições adequados. A longo prazo poderão surgir doenças de difícil solução, tais como insônia, problemas ortopédicos diversos, problemas cardíacos e até obesidade. É a reação do organismo, o metabolismo tentando compensar a agressão sofrida com a privação do sono.

Além da quantidade, a qualidade do sono também é importante para a saúde em geral. O ambiente deve ser silencioso e fresco, com o mínimo de luz possível. O cérebro precisa de "recados" para entender que é hora de acalmar, hora de dormir, ou seja, precisa parar de ser estimulado. Por isto, algum tempo antes de dormir temos que deixar de lado a televisão, o notebook e o celular. 

A "luz azul" emitida pelas telas eletrônicas, já comentada no artigo anterior, tem o efeito de nos manter alertas. Durante o dia exerce efeito estimulante; durante a noite atrasa o sono e prejudica sua qualidade. 

Porque devemos dormir o suficiente: 

E a Tecnologia da Informação, o que tem a ver com isto? 

Como voltar a ter um bom sono: 

________________________________________

EXERCÍCIOS

I - Responda no caderno

1)  Que é ciclo circadiano?

2) Qual a consequência imediata da privação de sono?

3) Quais as consequências a médio prazo da privação de sono?

4) Quais as consequências a longo prazo da privação de sono?

5) Que condições ambientais são necessárias para que possamos dormir bem?

6) Qual o efeito da "luz azul" durante a noite?

7) Qual o efeito a longo prazo da exposição à "luz azul"?