Informática no Ensino Fundamental
O objetivo do Ensino Fundamental é a formação do cidadão. Para poder bem exercer direitos e deveres, o cidadão precisa ser adequadamente preparado. A Escola é a instituição criada para dar este preparo, e a Educação é a sua missão. Na Escola devem ser oferecidos os conhecimentos indispensáveis para que a pessoa possa participar da vida em sociedade.
No Brasil a Educação é regida por uma lei própria. A lei brasileira da Educação não determina, ou seja, não obriga, a existência do conteúdo de Tecnologia da Informação no Ensino Fundamental. Isto significa que este assunto poderá ou não fazer parte da grade curricular do Ensino Fundamental.
Então, por que incluir no nível fundamental o ensino da Tecnologia da Informação?
Porque conhecimentos gerais acerca deste tema são, atualmente no Brasil, um requisito para a formação do cidadão. Eles devem fazer parte de nossas habilidades corriqueiras. Vamos precisar de tais conhecimentos para atividades do nosso dia a dia, como por exemplo utilizar uma conta bancária ou enviar um documento; para estudar ou fazer um trabalho escolar; para conseguir um emprego.
Podemos então concluir que são objetivos do ensino da Tecnologia da Informação no nível fundamental:
1º) Proporcionar os conhecimentos gerais necessários à formação do cidadão; 2º) Preparar o aluno para a continuidade de seus estudos;
3º) Facultar-lhe uma melhor inserção no mercado de trabalho.
3º) Facultar-lhe uma melhor inserção no mercado de trabalho.
Informática Educativa - a Tecnologia da Informação na Escola
Informática Educativa é a maneira de a Escola abordar a Tecnologia da Informação. Consiste em utilizar recursos da Tecnologia da Informação para ensinar as diversas matérias do currículo, criar recursos especiais para cada matéria, ensinar conceitos da própria Tecnologia da Informação.
Neste ensino é importante trazer para o aluno conhecimentos que ele possa aplicar imediatamente, bem como, diante das exigências da nossa época, prepará-lo para que possa aprender por conta própria. Devem ser abordados aspectos como a evolução da tecnologia, a relação com a saúde, a defesa contra terceiros mal intencionados, a utilização dos recursos com segurança contra acidentes, as aplicações no dia a dia. E deve ser trabalhada a relação com as demais matérias do Ensino Fundamental.
A partir deste ponto de vista, a atenção estará focalizada nos conceitos gerais comuns a cada tipo de recurso, e não nos produtos disponíveis no mercado tecnológico, pois a rápida evolução dos produtos da Tecnologia da Informação obriga-nos a estar preparados para contínuas mudanças.
Inclusão digital
Incluir digitalmente uma pessoa é possibilitar o seu acesso aos recursos digitais à disposição da sociedade, aliado ao adequado preparo para a sua utilização.
Para estar digitalmente incluído, não basta ter acesso a recursos de Tecnologia da Informação, em casa ou em locais públicos. É necessário que a pessoa seja adequadamente preparada para utilizar de forma produtiva estes recursos, familiarizando-se com conhecimentos organizados de Tecnologia da Informação. Deste modo a pessoa poderá exercer seus direitos de participação na vida da sociedade, nas suas decisões e nos seus benefícios, isto é, exercerá plenamente a sua cidadania.
Em outras palavras, estes conhecimentos fazem parte da sua educação. Portanto, precisam ser aprendidos na Escola. É a Escola que deve proporcionar os conhecimentos em Tecnologia da Informação necessários à formação do cidadão, realizando a sua inclusão digital.
O olhar da Escola sobre qualquer área de conhecimento deve levar em conta a sua missão, que é a Educação. Por isto, a Tecnologia da Informação precisa ser ensinada na Escola de modo que vá além do simples preparo técnico do estudante para a utilização do computador e da Internet. É necessário aprender a utilizar esta tecnologia de maneira segura, e para o benefício próprio e da sociedade. A Escola precisa levar o aluno a compreender como a Tecnologia da Informação se encaixa no Mundo.
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EXERCÍCIOS
I - Redação
Depois de refletir sobre o tema, elabore no seu caderno, uma redação com o seguinte título:
A importância do ensino da Tecnologia da Informação no Ensino Fundamental na Escola Pública brasileira
II - Responda no caderno
1) Na sua opinião, como a exclusão digital afeta a vida de uma pessoa?
2) Você se sente digitalmente incluído ou excluído? Explique.
3) Justifique a afirmativa: "Para realizar a inclusão digital, não é suficiente que o cidadão possa pagar por recursos de Tecnologia da Informação".
Para lembrar Quando for solicitada a sua opinião, você deverá expressar o que você pensa sobre o tema. Portanto, não há "opinião certa" ou "opinião errada". O importante é que seja bem fundamentada, justificada com argumentos lógicos. Então capriche! |