Quando utilizamos equipamentos elétricos ou eletrônicos precisamos tomar alguns cuidados, de modo a evitar acidentes. As consequências de tais acidentes poderão ser tanto de ordem pessoal, tais como queimaduras, choques elétricos, a perda de um trabalho, bem como de ordem patrimonial, com a perda parcial ou total de equipamentos.
Computadores "desktop"
A transmissão de energia elétrica é um fenômeno naturalmene variável. Tais variações ocorrem com as condições climáticas, com a quantidade de usuários utilizando todo tipo de equipamento elétrico, com a qualidade das instalações e dos equipamentos.
Um computador é um equipamento delicado, além de ser de alto custo. Os "desktops", ou computadores "de mesa", funcionam conectados permanentemente à rede pública de energia elétrica. A flutuação da intensidade da tensão elétrica fornecida por esta rede elétrica, bem como da corrente elétrica associada a esta tensão, poderá levar o computador a "travar", isto é, a não responder mais aos comandos, bem como poderá levar o sistema operacional a reinicializar o computador. Isto ocasionará a perda do trabalho que estava sendo realizado. Para evitar tal transtorno, utiliza-se conectado entre a tomada elétrica e o computador o estabilizador, cuja função é compensar a flutuação natural da tensão fornecida pela rede pública de energia elétrica.
Ainda com relação aos "desktops", utiliza-se o filtro de linha para evitar "choques" de corrente elétrica devido a possíveis picos de tensão recebidos da rede elétrica pública. Atualmente, o filtro de linha e o estabilizador são combinados em um só aparelho.
Em muitas situações a operação de um computador não pode parar ou sofrer atrasos, devido à falta de energia elétrica. Isto ocasionaria prejuízos financeiros, comprometeria a segurança física das instalações e das pessoas, ou a proteção da saúde. Para evitar paradas devido à falta de energia elétrica utiliza-se o "nobreak", que é uma espécie de bateria automática que entra em operação quando a energia elétrica é interrompida, mantendo o computador ligado e em operação.
"Notebooks" e telefones celulares/"smartphones"
Usamos estes aparelhos com energia usualmente fornecida por uma bateria. Quando esta descarrega, ligamos os aparelhos a um carregador conectado à rede pública de energia elétrica. E então, estes estarão submetidos às mesmas condições descritas na seção anterior.
Utilizar um "notebook" ou celular enquanto carrega envolve o risco de superaquecimento, principalmente se o aparelho já estiver no final de sua vida útil. Quando o aparelho superaquecer o protocolo, isto é, a regra padrão a ser seguida, é desconectar o aparelho do carregador, desligá-lo e aguardar que retorne à temperatura ambiente. Ao insistir em utilizá-lo o superaquecimento continuará, podendo levar o aparelho a ficar inutilizado ou, em casos extremos, a bateria a explodir.
Cabos e fios de conexão
Finalmente, uma recomendação que vale para qualquer tipo de equipamento. Nunca utilize cabos avariados, com os fios expostos, dobrados ou amarrados, ou ainda, pressionados por objetos pesados, ou muito juntos apertados em locais sem circulação de ar. Estas situações podem levar ao superaquecimento dos próprios cabos, o que porá em risco o equipamento.