Conceito de arquivo
Como vimos, um arquivo é criado quando salvamos informações no computador. Na Informática a palavra salvar é sinônimo de gravar. Também vimos anteriormente que a parte do hardware destinada a guardar de forma permanente as informações do usuário é a memória auxiliar do computador. Podemos então construir o seguinte conceito:
Um arquivo é um conjunto de informações gravado na memória auxiliar.
Atributos de arquivo
Atributos, ou propriedades, são as características de um arquivo. Os mais importantes são o nome, o tipo, o tamanho, o local e a data-hora.
Estes atributos podem ser descritos como:
- Nome: um nome ou expressão que indica o conteúdo do arquivo. O nome deve ser único, criado especificamente para aquele arquivo. Um nome sugestivo evita que seja necessário abrir (ler, recuperar) o arquivo para saber que informações foram salvas lá.
- Tipo: também conhecido como extensão, é uma sequência de três ou quatro letras que indica o programa que criou o arquivo, logo, é atribuído pelo programa. O tipo não deve ser modificado ou eliminado, pois o arquivo não será mais reconhecido pelo aplicativo. Por outro lado, tentar abrir um arquivo com um aplicativo com o qual ele não é compatível levará a resultados errôneos.
- Tamanho: indica o espaço ocupado pelo arquivo na memória auxiliar, atribuído pelo sistema operacional. A unidade básica de medida da Informática é o byte. O "tamanho" de um byte corresponde ao espaço ocupado por uma letra, algarismo ou um símbolo qualquer. Embora grande parte dos arquivos não contenha texto, podemos estimar, a grosso modo, o tamanho do arquivo como o espaço que seria ocupado por um texto com o mesmo tamanho indicado.
- Local: indica o dispositivo de memória auxiliar e a pasta em que o arquivo está gravado. A pasta deve ser escolhida no momento de salvar, mas o arquivo poderá ser movido ou copiado para outra pasta a qualquer tempo.
- Data-hora: indica o momento mais recente em que o arquivo foi salvo, logo, é atribuído pelo sistema operacional. Este atributo é atualizado a cada vez que o arquivo é salvo.
Os atributos do arquivo, além de identificá-lo para o sistema operacional, e identificar o conteúdo para você, são muito úteis na situação em que for necessário realizar sua busca automática pelo sistema, por exemplo, se você não souber exatamente onde o salvou.
Conceito de Pasta
A quantidade de arquivos guardados na memória auxiliar é normalmente muito grande, da ordem de dezenas de milhares. Arquivos com todos os tipos de conteúdo podem ser salvos em um único dispositivo de gravação. Entre estes temos: arquivos do sistema operacional, arquivos que fazem parte dos programas aplicativos, arquivos contendo informações salvas pelos usuários, entre outros. A perda ou alteração de um destes poderá comprometer o funcionamento do aplicativo, ou até do sistema operacional e do computador.
Para guardar um conjunto de arquivos de modo organizado você cria uma pasta. Criar uma pasta é uma operação do sistema operacional. Você verá o dispositivo de memória auxiliar dividido em pastas e os arquivos dentro das pastas. No entanto, ao criar uma pasta o sistema operacional não cria uma marca física dividindo o espaço disponível. Logo, trata-se de uma criação virtual, ou lógica,
A partir disto podemos construir o seguinte conceito:
Uma pasta é uma divisão lógica da memória auxiliar.
Atributos de pasta
Pelos mesmos motivos explicados, alguns dos atributos de arquivo são também aplicáveis às pastas. São estes o nome, o local e a data-hora. O tamanho e o tipo não são aplicáveis, pois a pasta não contém informações e não é criada por um aplicativo, o que significa dizer que não é criada pela operação de salvar. A criação da pasta é uma operação do sistema operacional.
________________________________________
EXERCÍCIOS
I - Resolva os problemas:
1) Rafael tentou abrir um arquivo, contendo um desenho, utilizando um aplicativo de texto. Na tela apareceu uma "sopa de letrinhas": eram letras e números que não faziam sentido, caracteres especiais e até sons. Por que isto aconteceu? Como corrigir?
2) Alessandra observou que, após utilizar seu computador, o arquivo em que estava trabalhando mostrava uma data e um horário diferentes daqueles do dia anterior. Qual foi a operação que ela realizou?
3) Rogério estava criando um cartaz e, quando terminou, notou que havia um segundo arquivo com o mesmo nome e tipo do cartaz, localizado em uma outra pasta. Aquele arquivo não estava ali antes. Por que foi criado o segundo arquivo?
4) Fernanda preparou, em momentos diferentes, um texto, um desenho e um cartaz. Ao salvar cada trabalho, colocou como nome do arquivo o seu próprio nome. Qual foi o erro cometido por Fernanda, que indica uma prática inadequada de uso do computador? O que ela deveria ter feito?