"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."
Cora Coralina (brasileira, poetisa e contista, 1889-1995).

segunda-feira, 27 de março de 2023

7º ANO - TEXTO 11

Hardware: componentes periféricos

Como você pode ver no desenho que representa o modelo lógico do computador, no texto anterior aprendemos sobre a placa-mãe e seus dispositivos. Neste texto vamos comentar sobre os dispositivos que não são montados sobre a placa-mãe. Estes são os componentes periféricos.


Tão importante como tudo o que está sobre a placa-mãe, os periféricos são componentes de computador que não participam do processamento propriamente dito, mas são necessários nas etapas anteriores e posteriores. Considerando o fluxo de dados representado no modelo lógico do computador, podemos dividir os periféricos entre os que fazem a entrada de dados, os que fazem  a saída de resultados e os que servem para o armazenamento permanente de informação.

Os periféricos de entrada convertem a informação do formato externo, ou seja, o formato "humano" ou o de transmissão de dados, para o formato interno de processamento, isto é, para a linguagem de máquina.

São periféricos de entrada:
- mouse (dispositivo que aponta, isto é, marca objetos na tela do monitor de vídeo);
- teclado;
- microfone;
- webcam (como as câmeras de celulares);
- monitor "touch screen" (monitor de toque, como os de celulares, tablets, ou ainda, terminais de usuário em shoppings);
- caneta apontadora (espécie de mouse de toque na tela "touch screen");
- joystick (espécie de controlador de movimento para jogos);
- volante (para jogos);
- scanner (digitalizador de imagens);
- leitora de código de barras (como os leitores das mesas de caixas registradoras em lojas);
- mesa digitalizadora (para desenho e projeto);
- modem (para receber e decodificar o sinal da Internet e outras redes mundiais);
- antenas "wi-fi"  (para captar o sinal de um modem “wi-fi”);
- placa de rede (para receber o sinal vindo de outro computador).

Os periféricos de saída convertem a informação do formato interno de processamento, que é a linguagem de máquina, para o formato externo.

São periféricos de saída:
- monitor "touch screen";
- monitor de vídeo;
- caixa de som;
- impressora;
- plotter (traçador de gráficos de precisão);
- modem (para codificar e enviar o sinal da Internet e outras redes mundiais);
- antena "wi-fi" (para enviar o sinal para um modem “wi-fi”);
- placa de rede (para enviar o sinal para outro computador).

Memória Auxiliar tem como finalidade o armazenamento permanente de informações, antes ou depois do processamento. Dizemos que é permanente porque o seu conteúdo permanece gravado mesmo que o computador seja desligado.

São dispositivos de memória auxiliar:
- SSD (novo tipo de componente que veio substituir o HD);
- pendrive (como as memórias de celulares);
- cartão de memória (como os de celulares e câmeras fotográficas digitais);
- HD ("hard disk") ou disco fixo ou disco local (em desuso);
- CD-ROM, CD-R, CD-RW (em desuso);
- VCD, DVD-ROM, DVD-R, DVD-RW (em desuso).

Cada periférico reproduz, em sua parte eletrônica, a arquitetura da placa-mãe, possuindo "CPU", "ROM", "RAM". Nos periféricos a "memória RAM" é chamada de buffer, e a "placa-mãe" é chamada de interface do periférico. Os dispositivos da placa do periférico destinam-se a permitir a operação do componente e a comunicação com a placa-mãe.

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EXERCÍCIOS

I - Responda no caderno:

1) Qual a função dos periféricos de entrada de dados?

2) Qual a função dos periféricos de saída de resultados?

3) Por que dizemos que a memória auxiliar é permanente?

4) Cite três exemplos de periféricos que façam, exclusivamente, entrada.

5) Cite três exemplos de periféricos que façam, exclusivamente, saída.

6) Cite três exemplos de periféricos de armazenamento permanente.

7) Cite três exemplos de periféricos que façam, ao mesmo tempo, entrada e saída.


II - Representação gráfica

Utilizando o desenho do modelo lógico do texto anterior, trace o caminho da informação (de onde parte, por onde passa e onde chega) para cada uma das situações a seguir:

1) Uma música está sendo executada no celular;

2) A impressora está imprimindo um texto.

3) Você movimenta o mouse e a seta se movimenta na tela;

4) Você toca na tela do seu celular e abre uma foto.

Utilize lápis ou caneta de cores diferentes para cada caso.