"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."
Cora Coralina (brasileira, poetisa e contista, 1889-1995).

segunda-feira, 27 de março de 2023

7º ANO - TEXTO 9

Tipos de software

Existem diversas classificações dos tipos de software. Diferentes autores utilizam critérios próprios para classificar os softwares. 

I - Classificação segundo a finalidade de utilização

A) Software de sistema

  • Sistema operacional

É um conjunto de programas que permite a operação do computador de forma compartilhada e protegida. O sistema operacional controla todos os componentes de um computador. Os demais programas têm sua execução controlada pelo sistema operacional. O sistema operacional permite a interação entre usuário e computador, através de uma interface gráfica. 

Uma interface gráfica é o conjunto de telas com ícones, links, "botões" ou imagens clicáveis, como por exemplo as telas de um jogo, que permitem ao usuário se comunicar com um programa.

  • Programas utilitários 
Os utilitários destinam-se a melhorar o desempenho do computador e facilitam a execução de tarefas de manutenção. 
- Antivirus: previnem danos intencionais ao software e ao que temos guardado no computador;
- Firewalls: defendem o computador de ataques na Internet;
- Copiadores: duplicam qualquer conteúdo gravado;
- Limpadores de disco: eliminam gravações desnecessárias nos diversos dispositivos;
- Desfragmentadores de disco: reorganizam automaticamente o espaço de gravação;
- Gerenciadores de disco: permitem visualizar o que está gravado nos diversos dispositivos.
Os programas utilitários abrangem uma gama enorme de softwares. Existem programas/ferramentas específicas para a manutenção tanto de software quanto de hardware, permitindo a boa conservação do sistema de computador.

B) Software de Programação 

Como vimos, um programa é uma sequência de instruções logicamente ordenada. Para criar o programa é necessário escrever esta sequência numa linguagem em código, muito próxima da linguagem humana, que chamamos de linguagem de programação. Este programa escrito em linguagem de programação, é o que chamamos de código fonte. Depois, é necessário traduzir o código fonte numa linguagem que o computador "entenda", que chamamos de linguagem de máquina. O programa "traduzido" em linguagem de máquina é o que chamamos de código executável. Numa próxima fase, será necessário testar o programa para eliminar erros de lógica ou da linguagem de programação, e para verificar se o programa realmente executa a tarefa para a qual foi projetado. 

Neste processo de desenvolvimento de software utilizamos, como "ferramentas", vários outros softwares especialmente criados para cada etapa. Estas ferramentas são agrupadas em conjuntos que permitem utilizá-las através de uma interface gráfica, o que agiliza o desenvolvimento. É o que chamamos de ambiente integrado de desenvolvimento ou software de programação.

C) Software de Aplicação

São programas que permitem ao usuário executar tarefas genéricas como criar textos, desenhos, gráficos, cartazes, planilhas, fazer cálculos, gravar vídeos, editar fotos e som, bem como executar uma série de tarefas específicas em diversas áreas de atividade como arquitetura, contabilidade, estatística, educação, medicina, e o que mais a criatividade humana puder elaborar. São ainda os videojogos, as bases de dados, os sistemas de automação industrial, e muitos outros.

Os primeiros programas aplicativos foram os chamados "aplicativos de escritório", destinados a modernizar as atividades realizadas nestes ambientes. Trouxeram mais agilidade na preparação, precisão e confiança nos cálculos, e estética no acabamento de documentos. Com eles criamos os documentos eletrônicos.

  • Documentos eletrônicos

Documentos eletrônicos são as versões, preparadas no computador, dos textos, cartazes, e outros documentos que criamos com papel, cartolina, EVA, tesoura, cola, fotos, desenhos, canetas hidrocor, e outros materiais.

Os aplicativos de escritório mais populares são os do Microsoft Officce. Trata-se de um conjunto de programas que contêm, entre outros:
Microsoft Word: processador de texto, para criar textos;
Microsoft Excel: planilha de cálculo, para gerar tabelas contendo fórmulas; 
Microsoft PowerPoint: processador de apresentação gráfica, para criar cartazes.

Para saber mais:

Dica Tipos de Softwares - YouTube


II - Classificação segundo a permissão de utilização

A) Software Livre

Software livre é uma expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades. Esta liberdade estende-se inclusive à finalidade com que se utiliza o software.

A filosofia da FSF - Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre) tem como um valor a liberdade de expressão e não o lucro. Por isto, um usuário que faça modificações no programa pode dar a toda a comunidade a possibilidade de se beneficiar das mudanças. 

Os códigos-fonte do software livre devem ser distribuídos de forma gratuita, porém os serviços criados a partir destes podem ser cobrados. Exemplos destes serviços são: a criação de manuais do usuário; a geração dos códigos executáveis; a instalação e configuração do software; o treinamento do usuário. 

B) Software Proprietário

É chamado de software proprietário, como também de software não livre, aquele que pertence a uma empresa que detém os direitos de alteração, atualização, comercialização ou instalação sobre o mesmo. Os usuários compram uma licença de uso, que estabelece seus direitos e deveres, para terem acesso ao software

Em geral o desenvolvimento do software proprietário é realizado por corporações de enormes recursos econômicos. Isto leva a um conhecimento preciso das necessidades do mercado em relação aos sistemas, fato que faz com que suas atualizações cubram de forma mais eficaz as necessidades do usuário. No entanto, em contrapartida, apresentam um custo econômico que muitos preferem evitar.

Existe uma controvérsia entre os benefícios do software livre versus os do software proprietário. O primeiro goza da possibilidade de ser modificado pela comunidade ou pelo próprio usuário, enquanto que o segundo oferece um suporte técnico para o cliente. No primeiro caso é óbvia sua redistribuição gratuita, já no segundo, o pagamento pode garantir uma evolução e atualizações em benefício do usuário. 


________________________________________

EXERCÍCIOS

I - Responda no caderno

1) Que é uma interface gráfica?

2) Que é sistema operacional?

3) Para que serve um software utilitário?

4) Dê três exemplos de softwares utilitários.

5) Que é um ambiente integrado de desenvolvimento?

6) Que é uma linguagem de programação?

7) Qual a diferença entre código fonte e código executável?

8) Que é um compilador?

9) Dê um exemplo de um documento eletrônico que você poderia criar utilizando um dos seguintes  aplicativos de escritório:
a) Microsoft Word, para a disciplina de História;
b) Microsoft Excel, para utilizar em sua casa;
c) Microsoft PowerPoint, para a disciplina de Geografia.

10) Que é um software livre?


I - Redação

Elabore no caderno um texto comparando o software livre com o software proprietário. No texto você deverá expressar sua opinião sobre qual deles é mais vantajoso.

____________________________________________________________
Para lembrar
Quando for solicitada a sua opinião, você deverá expressar o que você pensa sobre o tema. Portanto, não há "opinião certa" ou "opinião errada". O importante é que seja bem fundamentada, justificada com argumentos lógicos. Então capriche!
____________________________________________________________