"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."
Cora Coralina (brasileira, poetisa e contista, 1889-1995).

sexta-feira, 12 de maio de 2023

6º ANO - TEXTO 18

Tecnologia da Informação e saúde

Pessoas idosas ou portadores de condições especiais de saúde

Todos os aspectos sobre saúde que comentamos nas últimas aulas aplicam-se a qualquer pessoa. Entretanto, há situações de saúde que inspiram maiores cuidados. São elas: 
1) pessoas idosas; 
2) pessoas portadoras de doenças sistêmicas, tais como artrite, diabetes, hipertensão, obesidade, etc.;  
3) pessoas em condições especiais temporárias de saúde, tais como gravidez, menopausa, fumantes, acidentados, etc. 

Pessoas que se encontrem em uma ou mais destas condições devem tomar ainda mais cuidados na sua prática com o computador. Precisam conhecer bem seus níveis individuais de tolerância a estes esforços e devem respeitá-los, sob pena de agravar suas delicadas condições de saúde. Particularmente, recomenda-se que estas pessoas não permaneçam sentados por longos períodos na mesma posição diante do computador, mas se movimentem e façam alongamentos. Uma medida prática é não permanecer mais do que uma hora na posição sentada, e não mais que duas horas por dia ao computador.

Finalmente, é preciso frisar que a prática regular de atividades físicas, sejam elas recreativas, desportivas ou artísticas, concorrem para a manutenção da saúde e elevam os níveis gerais de tolerância do organismo, qualquer que seja a condição clínica. Entretanto, nunca será demais lembrar que, para a pessoa idosa ou em condição especial de saúde, o tipo de atividade física e a intensidade de sua prática deverão ser definidos para cada pessoa pelo médico, que é o profissional habilitado para esta finalidade.

Mas calma! Também há aspectos positivos, para a saúde, trazidos pelo uso da Tecnologia de Informação. Estamos nos referindo às pessoas idosas, aquelas que nasceram num mundo em que a Informática era assunto para uns poucos “iniciados”, e tiveram suas vidas profissionais numa época em que não havia computadores como os de hoje em dia nos ambientes de trabalho, muito menos telefones celulares ou redes sociais. Os idosos podem manter e melhorar suas capacidades intelectuais, tais como a memória, a atenção e a concentração, se fizerem um uso adequado da Informática.

Veja aqui o lado positivo! 


________________________________________

EXERCÍCIOS


I - Responda no caderno

1) Qual o risco do uso inadequado da Informática por pessoas portadoras de doenças sistêmicas?

2) Quais os benefícios, para as pessoas idosas, do uso adequado da Informática?

3) Quais os benefícios da prática regular de atividades físicas por pessoas em condições especiais de saúde?

4) Qual o papel do médico em relação à prática de atividades físicas por pessoas idosas?

5) Como devem proceder as pessoas portadoras de doenças sistêmicas ao utilizar a Informática?