Existem diversas classificações dos tipos de software. Diferentes autores utilizam critérios próprios para classificar os softwares.
I - Classificação segundo a finalidade de utilização
A) Software de sistema
- Sistema operacional
É um conjunto de programas que permite a operação do computador de forma compartilhada e protegida.
O sistema operacional controla todos os componentes de um computador. Os demais programas têm sua execução controlada pelo sistema operacional. O sistema operacional permite a interação entre usuário e computador, através de uma interface gráfica.
Uma interface gráfica é o conjunto de telas com ícones, links, "botões" ou imagens clicáveis, como por exemplo as telas de um jogo, que permitem ao usuário se comunicar com um programa.
- Programas utilitários
- Documentos eletrônicos
Dica Tipos de Softwares - YouTube
II - Classificação segundo a permissão de utilização
A) Software LivreSoftware livre é uma expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades. Esta liberdade estende-se inclusive à finalidade com que se utiliza o software.
A filosofia da FSF - Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre) tem como um valor a liberdade de expressão e não o lucro. Por isto, um usuário que faça modificações no programa pode dar a toda a comunidade a possibilidade de se beneficiar das mudanças.
Os códigos-fonte do software livre devem ser distribuídos de forma gratuita, porém os serviços criados a partir destes podem ser cobrados. Exemplos destes serviços são: a criação de manuais do usuário; a geração dos códigos executáveis; a instalação e configuração do software; o treinamento do usuário.
B) Software ProprietárioÉ chamado de software proprietário, como também de software não livre, aquele que pertence a uma empresa que detém os direitos de alteração, atualização, comercialização ou instalação sobre o mesmo. Os usuários compram uma licença de uso, que estabelece seus direitos e deveres, para terem acesso ao software.
Em geral o desenvolvimento do software proprietário é realizado por corporações de enormes recursos econômicos. Isto leva a um conhecimento preciso das necessidades do mercado em relação aos sistemas, fato que faz com que suas atualizações cubram de forma mais eficaz as necessidades do usuário. No entanto, em contrapartida, apresentam um custo econômico que muitos preferem evitar.
Existe uma controvérsia entre os benefícios do software livre versus os do software proprietário. O primeiro goza da possibilidade de ser modificado pela comunidade ou pelo próprio usuário, enquanto que o segundo oferece um suporte técnico para o cliente. No primeiro caso é óbvia sua redistribuição gratuita, já no segundo, o pagamento pode garantir uma evolução e atualizações em benefício do usuário.
________________________________________
EXERCÍCIOS
I - Responda no caderno
1) Que é uma interface gráfica?
2) Que é sistema operacional?
3) Para que serve um software utilitário?
4) Dê três exemplos de softwares utilitários.
5) Que é um ambiente integrado de desenvolvimento?
6) Que é uma linguagem de programação?
7) Qual a diferença entre código fonte e código executável?
8) Que é um compilador?
9) Dê um exemplo de um documento eletrônico que você poderia criar utilizando um dos seguintes aplicativos de escritório:
a) Microsoft Word, para a disciplina de História;
b) Microsoft Excel, para utilizar em sua casa;
c) Microsoft PowerPoint, para a disciplina de Geografia.
10) Que é um software livre?
I - Redação
Elabore no caderno um texto comparando o software livre com o software proprietário. No texto você deverá expressar sua opinião sobre qual deles é mais vantajoso.
Para lembrar Quando for solicitada a sua opinião, você deverá expressar o que você pensa sobre o tema. Portanto, não há "opinião certa" ou "opinião errada". O importante é que seja bem fundamentada, justificada com argumentos lógicos. Então capriche! |