"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."
Cora Coralina (brasileira, poetisa e contista, 1889-1995).

sábado, 20 de maio de 2023

9º ANO - TEXTO 26

O profissional do futuro

Quando a discussão gira em torno das profissões do futuro, o impacto da Revolução Industrial, ocorrida no início do século XIX, nas relações trabalhistas, sempre é um tema bastante comentado. Não por acaso, afinal de contas, ela mecanizou as linhas de produção e, como consequência, fez com que milhares de novas atribuições surgissem enquanto outras profissões deixaram de existir.

Na Revolução 4.0 em que vivemos — a tecnológica — não é diferente. Datilógrafos e telefonistas, por exemplo, são postos de trabalho que ficaram no passado, assim como muitos que conhecemos hoje também ficarão só na história. E você não vai querer investir nessas posições de empregos, certo?


O que são as profissões do futuro?

As profissões do futuro são tendências ou ocupações já existentes, mas que serão mais valorizadas no mercado de trabalho, pois estão alinhadas com as tecnologias e as demandas de desenvolvimento em suas áreas de atuação.

Entre as principais profissões do futuro, por exemplo, destacam-se a de designer de experiência do usuário, analista de Big Data, gestor de informação, cientista de dados, Data Protection Officer, analista de Machine Learning e desenvolvedor de aplicativos. Elas são voltadas à área de tecnologia, diretamente conectadas ao desenvolvimento e à análise de ferramentas que automatizam os processos e facilitam o cotidiano das pessoas.

Mas se engana quem acha que só esse setor tem profissões do futuro. Outros segmentos também apresentam funções bastante interessantes, como os de tecnologia da educação, saúde e segurança. Isso porque a transformação digital atinge a sociedade de modo geral —, e ninguém mais vai ficar de fora das práticas que essa nova configuração traz.

Saber quais são as principais profissões do futuro ajuda a fazer a escolha certa da área de formação. Entretanto, você também precisa considerar os seus interesses pessoais, pois este é um fator decisivo para o sucesso profissional.

Saber o direcionamento que o mercado de trabalho está tomando com a evolução da tecnologia pode ajudar a descobrir um nicho ainda não explorado, onde o profissional é quem abrirá os caminhos, definindo assim o que será a sua profissão.


Quais são as habilidades necessárias para o profissional do futuro?

O profissional, independentemente da área, deve ir além de seu diploma de graduação e, também, desenvolver habilidades para potencializar sua alta performance e trabalho em equipe.

Mesmo com novas formações, essa relação interpessoal continuará sendo fundamental ao sucesso do negócio. Por isso, considere aperfeiçoar algumas competências junto à capacitação profissional, tais como:

  • resiliência, que significa saber se transformar a cada mudança ou dificuldade e não desistir de seguir em frente;

  • inteligência emocional, que é o mesmo que saber reconhecer suas emoções e ter capacidade para lidar com elas;

  • autonomia em definir seus próximos passos, apresentar-se para resolver um problema ou propor uma solução;

  • flexibilidade, seja para mudanças de cidade, seja para encarar novos cargos na empresa;

  • criatividade, não somente ao criar produtos e serviços novos, mas também na proposição de soluções aos problemas do negócio;

  • proatividade, não esperando comandos ou burocracias que podem atrasar a resolução.


Fonte: texto adaptado de “13 profissões do futuro que vão ditar o mercado de trabalho”, https://blog.anhanguera.com/profissoes-do-futuro-tecnologia/, acessado em 11/07/2021, 6:45.